News

Moçambique participa na Cimeira Mundial do Fórum da Sociedade da Informação

Termina hoje, em Genebra, capital Suiça, a última etapa da Cimeira Mundial do Fórum da Sociedade de Informação, o maior evento anual organizado sob a égide da União Internacional das Telecomunicações, que discute o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como meio de implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no quadro do mecanismo global de acompanhamento e revisão da implementação da Agenda 2030 (Resolução da AGNU A/70/1).

O evento que tem como tema, Tecnologias de Informação e Comunicação para o Bem-estar, Inclusão e Resiliência, Cooperação Mundial da Sociedade de  Informação para Acelerar o Progresso dos ODS, é também uma plataforma de facilitação da implementação das Linhas de Acção da Sociedade Mundial da Informação para promover o Desenvolvimento Sustentável.

A WSIS Fórum 2022 iniciou no dia 15 de Março do ano corrente, num formato virtual, com a última semana sendo realizado fisicamente com a participação remota melhorada desde 30 de Maio, onde Moçambique se faz representar por uma delegação encabeçada pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Prof. Doutor, Eng. Lourino Chemane.

A participação de Moçambique é complementada de acções que incluem a aprendizagem e a sistematização das experiências de outros países através de sessões de Mesa Redonda da WSIS, Parcerias na Medição das TIC para o Desenvolvimento, Cibersegurança para o Futuro, que é o aprofundamento dos Centros de Defesa Cibernética e a Sessão de Política de Alto Nível.

Por outro lado, o Fórum, está a demonstrar ser um mecanismo eficiente para a coordenação de actividades de implementação de várias partes interessadas, desde a troca de informações, criação de conhecimento, partilha de melhores práticas e continua a prestar assistência no desenvolvimento de parcerias multissectoriais e público-privadas para avançar os objetivos de desenvolvimento Sustentável.

O WSIS que vai celebrar 20 anos de existência, começou em 2003 em Genebra, onde representantes de todo o Mundo declararam o desejo e o compromisso comum de criar uma Sociedade da Informação Inclusiva, voltada para as pessoas e para o desenvolvimento, na Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS). EM 2005, dois anos depois, o mesmo grupo se reuniu na Tunísia pela segunda vez e confirmou uma declaração consensual chamada Agenda de Túnis que, entre outras coisas, criava o Fórum de Governação da Internet (IGF), cujo as linhas de acção da WSIS estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Share it on

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *