Moçambique participa na Cimeira Mundial do Fórum da Sociedade da Informação

Termina hoje, em Genebra, capital Suiça, a última etapa da Cimeira Mundial do Fórum da Sociedade de Informação, o maior evento anual organizado sob a égide da União Internacional das Telecomunicações, que discute o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como meio de implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no quadro do mecanismo global de acompanhamento e revisão da implementação da Agenda 2030 (Resolução da AGNU A/70/1).

O evento que tem como tema, Tecnologias de Informação e Comunicação para o Bem-estar, Inclusão e Resiliência, Cooperação Mundial da Sociedade de  Informação para Acelerar o Progresso dos ODS, é também uma plataforma de facilitação da implementação das Linhas de Acção da Sociedade Mundial da Informação para promover o Desenvolvimento Sustentável.

A WSIS Fórum 2022 iniciou no dia 15 de Março do ano corrente, num formato virtual, com a última semana sendo realizado fisicamente com a participação remota melhorada desde 30 de Maio, onde Moçambique se faz representar por uma delegação encabeçada pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Prof. Doutor, Eng. Lourino Chemane.

A participação de Moçambique é complementada de acções que incluem a aprendizagem e a sistematização das experiências de outros países através de sessões de Mesa Redonda da WSIS, Parcerias na Medição das TIC para o Desenvolvimento, Cibersegurança para o Futuro, que é o aprofundamento dos Centros de Defesa Cibernética e a Sessão de Política de Alto Nível.

Por outro lado, o Fórum, está a demonstrar ser um mecanismo eficiente para a coordenação de actividades de implementação de várias partes interessadas, desde a troca de informações, criação de conhecimento, partilha de melhores práticas e continua a prestar assistência no desenvolvimento de parcerias multissectoriais e público-privadas para avançar os objetivos de desenvolvimento Sustentável.

O WSIS que vai celebrar 20 anos de existência, começou em 2003 em Genebra, onde representantes de todo o Mundo declararam o desejo e o compromisso comum de criar uma Sociedade da Informação Inclusiva, voltada para as pessoas e para o desenvolvimento, na Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS). EM 2005, dois anos depois, o mesmo grupo se reuniu na Tunísia pela segunda vez e confirmou uma declaração consensual chamada Agenda de Túnis que, entre outras coisas, criava o Fórum de Governação da Internet (IGF), cujo as linhas de acção da WSIS estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *