Decorreu na manha de hoje, 07 de Julho em curso, na província de Tete, a cerimónia de abertura de Workshop Provincial sobre Segurança Cibernética e Governança da Internet. A cerimônia de abertura reuniu diversas personalidades do Governo local, destacando a importância atribuída a esses temas cruciais na era digital. O evento reuniu cerca de 150 participantes dentre eles autoridades do Governo a nível da Província de Tete, representados, ao mais alto nível, pela Secretária do Estado, Luísa Zacarias, especialistas do sector de Tecnologias de Informação e Comunicação, academias, sector privado, representantes de instituições públicas, órgãos de Comunicação Social, dentre outras, demonstrando assim o comprometimento e a preocupação com a segurança cibernética e a Governação da Internet naquela província.
A cerimónia foi marcada por diferentes intervenções de representantes do Governo local a todos os níveis, tendo sido enfatizada a necessidade de fortalecer as medidas de segurança cibernética e promover uma governação eficaz da internet. Os intervenientes destacaram os desafios enfrentados no mundo digital, como ameaças cibernéticas, proteção de dados e privacidade online, inclusão digital e a importância de abordar essas questões de forma colaborativa e estratégica. Durante o acto de abertura a Secretária do Estado considerou que a realização do Workshop sobre segurança cibernética e Governação da Internet mostra o compromisso do Estado em abordar questões-chave relacionadas à era digital. “ Ao destacar a importância da consciencialização, o evento visa educar os participantes sobre os desafios e benefícios do uso das infraestruturas, internet e TIC, além de promover boas práticas nesses campos”.
A Secretaria do Estado referiu ainda que a consciencialização sobre o uso adequado das infraestruturas, internet e TIC pode impulsionar o desenvolvimento económico e social de uma na Província, pois pode promover o acesso inclusivo e a utilização eficiente dessas tecnologias Por sua vez o Administrador para o Pelouro Técnico Operacional no INTIC IP, Eng Constantino Sotomane, em representação ao Presidente do Conselho de Administração, disse que o evento demonstra o compromisso das autoridades locais em garantir que seus cidadãos estejam preparados e informados sobre as implicações e os benefícios do uso das infraestruturas, internet e TIC. “O evento carrega um grande simbolismo como um esforço para consciencializar e capacitar os participantes no uso das infraestruturas, de TIC.
A província de Tete foi pioneira ao solicita a realização das formações que tiveram lugar ao longo desta semana, sendo este um passo fundamental para o estabelecimento de uma Equipe de Resposta á Incidentes de Segurança Cibernética CSIRT na província, reflectindo, portanto, o compromisso das autoridades em enfrentar os desafios e explorar as oportunidades oferecidas pela era digital, buscando um futuro mais seguro e próspero para todos”, disse.