Teve lugar, hoje, 17 de Novembro de 2023, a primeira reunião da preparação da 3ª edição do Fórum de Governação da Internet em Moçambique (FGIMz-2023) que está marcado para o dia 08 de Dezembro de 2023, em Maputo sob o lema “Por uma Internet Acessível, Inclusiva, Segura e Resiliente”.
A reunião foi organizada pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, (INTIC) e foi dirigida por Luís Canhemba, Administrador para o Pelouro Corporativo no INTIC, e contou com a participação de representantes de várias entidades, com destaque para o Misa-Moçambique, FSDMOC, INCM, dentre outras.
A 3ª Edição do Fórum de Governação da Internet (FGIMz-2023) que visa assegurar a governação da Internet no país, será realizado de forma híbrida, combinando participação presencial e online, com a expectativa de reunir cerca de 150 participantes presenciais e outras 300 online.
O objectivo principal deste evento é compartilhar informações e experiências, promover debates sobre acessibilidade, inclusão, cobertura e custos da internet, para além de estimular o engajamento do público em discussões relacionadas à governação da internet.
Este evento que é de carácter inclusivo, vai reunir vários representantes do sector público, academia, provedores de serviços de internet, bancos, operadores de telecomunicações, sociedade civil, jovens e outros participantes relevantes.
A 3ª Edição do FGIMz-2023 vai caracterizar-se pela diversidade de temas a serem moderados por figuras proeminentes de instituições públicas e privadas, academia e sociedade civil, e outras figuras nacionais e estrangeiras.
Este encontro, será marcado pela presença de autoridades de alto nível, como membros do Conselho de Ministros, Assembleia da República, institutos públicos, comunidade internacional, empresas públicas e privadas, entre outros, aguardadas para enriquecer os debates.
Entre os resultados esperados, destacam-se a partilha de iniciativas relacionadas às recomendações do Fórum de Governança da Internet em Moçambique 2022 e do Fórum Global de Governança 2022. Além disso, espera-se a sistematização das contribuições para a melhoria da proposta da Lei de Protecção de Dados, em fase de auscultação pública e dos elementos a serem considerados em outros instrumentos legais e o estabelecimento de parcerias de governação da internet com entidades nacionais e internacionais.
A governação da internet é um tema de relevância global e tem recebido atenção de alto nível em fóruns internacionais, como a Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS) e o Fórum de Governança da Internet (IGF) da ONU. Moçambique tem participado activamente desses eventos, buscando alinhar suas políticas e estratégias de governação digital com princípios democráticos e universais.
O FGIMz-2023 promete ser um marco importante para o desenvolvimento sustentável da internet em Moçambique, contribuindo para a criação de directrizes eficazes e promovendo debates construtivos em nível nacional e internacional.