Segundo informação avançada por Luis Canhemba, Administrador para o Pelouro Corporativo do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP, que falava na Primeira Edição do Fórum de Investimentos Globais Gateway Moçambique-União Europeia, realizado recentemente em Maputo, pelo Governo, através do Ministério da Indústria e Comércio em parceria com a Delegação da União Europeia em Moçambique.
Na qualidade de orador principal, Canhemba abordou questões técnicas em volta da 3ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2023 (FGIMz2023) e, simultaneamente, o 1º Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique (yFGIMz), a decorrer no dia 8 de Dezembro do ano em curso em Maputo.
Luís Canhemba, considerou que a realização da 3ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet, que para este ano está aliada ao 1º Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet, representa um marco crucial para a juventude moçambicana na medida em que é uma plataforma estratégica destinada a estimular o engajamento activo e significativo dos jovens nas discussões sobre o futuro digital sustentável do país.
“O 1º Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique visa estimular o envolvimento activo dos jovens nas discussões sobre a Governação da Internet. O foco é garantir um futuro digital sustentável, alinhado com as necessidades locais, regionais e globais. Neste sub-forum serão aborda temas como Certificação e Autenticação Digital, Desenvolvimento da Inteligência Artificial, Soberania Digital, e o Papel da Juventude na Governação da Internet”, disse.
Num outro desenvolvimento Canhemba considerou que o 1º Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet, que ocorrerá no âmbito da 3ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet em Moçambique, destacar-se-á por sua ênfase nas necessidades e perspectivas da juventude.
“Mais do que uma mera oportunidade de participação, o sub-fórum representa um reconhecimento da relevância crítica da juventude moçambicana no cenário digital e na configuração do futuro do país. Com os temas como o papel da juventude na Governação da Internet, empreendedorismo digital e acesso aos serviços digitais, o sub-fórum vai além da informação, buscando capacitar os jovens e assegurar que a próxima geração esteja activamente envolvida na construção de um ambiente digital inclusivo e inovador”, disse.
.