3ª Edição do FGIMZ – 2023: Visita a Exposição por Sua Excelência Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara
1º Sub Fórum da Juventude em Governação de Internet: O Papel das Instituições de Ensino na Protecção de Jovens e Crianças na Internet.
Oradores:
3ª Edição do FGIMZ – 2023: Quinto Painel – A Língua Portuguesa na Internet
Oradores:
3ª Edição do FGIMZ – 2023: Quarto Painel Serviços – Electrónicos e Plataformas Digitais em Moçambique
Oradores:
3ª Edição do FGIMZ – 2023: Terceiro Painel – Governar a Internet enquanto esfera pública por excelência: Desafios e Perspectivas
Moderadores e Oradores:
3ª Edição do FGIMZ – 2023: Segundo Painel – Segurança Cibernética e Soberania Digital
Moderadores e Oradores:
3ª Edição do FGIMZ – 2023 – Primeiro Painel: Certificação e Autenticidade Digital: Garantindo a Integridade e Autenticidade e Documentos Electrónicos e Identidade Electrónica na Internet
Oradores:
Com um olhar para a Juventude: “Economia Digital” vai marcar a 3ª Edição FGIMz2023
A informação foi avançada hoje, 5 de Dezembro de 2023, por Luis Canhemba, Administrador para o Pelouro Corporativo no Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), falando a um órgão de Comunicação Social sobre os ultimo preparativos para a realização do Fórum Nacional de Governança da Internet (FGIMz2023) que terá lugar no dia 08 de Dezembro do ano em curso, no Montebelo Indy Congress Hotel, na cidade de Maputo. Canhemba destacou que a 3ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2023 (FGIMz2023) trará uma inovação marcante ao realizar, simultaneamente, o 1º Sub-fórum da Juventude em Governança da Internet em Moçambique (yFGIMz) para discutir, juntamente com os jovens, sobre temas de grande importância para o desenvolvimento do país com destaque para Empreendedorismo Digital, Acesso, Custos e Cobertura de Serviços Públicos Digitais, Segurança Cibernética e Estágio do Desenvolvimento do Quadro Legal e Regulamentar de TIC de Moçambique. “O sub-fórum será um espaço vital para catalisar o envolvimento dos jovens em discussões abrangentes, com especial ênfase no Empreendedorismo Digital. Este ambiente dinâmico e interactivo fornecerá uma plataforma única para abordar questões cruciais relacionadas ao acesso, custos e cobertura de serviços digitais, bem como o acesso a infraestruturas tecnológicas para a promoção do autoemprego para os jovens, no espaço digital”. Disse Canhemba.
INTIC Participa do debates sobre Construção de Ecossistemas Sustentáveis de Dados Abertos
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, (INTIC) IP participou no Workshop sobre Construção de Ecossistemas Sustentáveis de Dados Abertos, em Nairobi, Quénia, que decorre de 27 de Novembro a 01 de Dezembro de 2023.
O Workshop foi organizado conjuntamente pela Africa Information Highway do Banco Africano de Desenvolvimento e pela DEC Global Institute do Banco Mundial com o objectivo de partilhar suas experiências e recursos com a finalidade de capacitar os países africanos de modo a maximizarem o potencial dos Dados Abertos.
As sessões do Workshop abordaram os vários tópicos relacionados à implementação de iniciativas de Dados Abertos fornecendo ferramentas, discutindo metodologias e melhores práticas para a implementação efectiva de Iniciativas de Dados Abertos envolvendo todas partes interessadas e criando um ecossistema à nível do continente e global de Dados Abertos.
Espera-se que os participantes do Workshop adquiram conhecimentos e ferramentas necessárias para iniciar ou fortalecer iniciativas de Dados Abertos em suas respectivas nações.
Participam no Workshop representantes de Ministérios e Instituições do Quénia, Moçambique, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Costa de Marfim, Mali, República Central Africana, Senegal, Tanzânia e Uganda.
O INTIC, foi representado neste Workshop por Eugénio Macumbe, Director da Divisão da Governação da Internet.